Utilização do webQDA para análise de comentários da plataforma booking.com
Page 3

Utilização do webQDA para análise de comentários da plataforma booking.com

Conclusões

Este estudo coloca em evidência duas vertentes principais:

1) a simplicidade de organização e análise dos dados disponíveis no corpus latente quando associada a uma ferramenta de apoio à análise de dados qualitativos como o software webQDA;

2) a mais-valia da utilização de abordagens qualitativas no setor do turismo como complemento dos resultados quantitativos; neste caso específico, aplicados a unidades hoteleiras de cinco estrelas para análise do grau de satisfação dos clientes, com vista à eventual decisão e implementação de medidas corretivas.

As especificidades, a necessidade de dados atuais (com o maior grau de  mais detalhe possível) e a capacidade de reação ou intervenção rápida são fatores determinantes para o sucesso dos negócios que envolvem o contacto direto com clientes, neste caso turistas. Tratando-se de dados que são disponibilizados online, o seu impacto é imediato e pode influenciar positiva ou negativamente o negócio.

O exemplo apresentado realça que a utilização de ferramentas de análise de dados qualitativos pode ajudar os gestores hoteleiros a complementar as informações quantitativas obtidas pela avaliação dos hóspedes no alojamento (quanto a limpeza, localização, funcionários, conforto, comodidades, relação custo-benefício, Wi-Fi, pequeno-almoço, entre outros) que, em geral, somente servem para calcular a pontuação do alojamento numa escala de 0 a 10. Através da descrição do uso do software, é possível verificar, por exemplo, que o acesso a uma simples nuvem de palavras, obtida através da pesquisa de palavras mais frequentes, oferece aos gestores de hotéis uma visão imediata dos principais elementos que podem exigir a sua intervenção. A observação das nuvens de palavras criadas com as palavras frequentes dos comentários negativos (Yeatman Hotel: 1, Intercontinental Hotel: 2, Sheraton Hotel: 6), permite perceber que, no caso do Hotel Sheraton e Hotel Yeatman algo aconteceu relacionado com o conforto do quarto, ao passo que no Hotel Intercontinental os comentários negativos postados pelos hóspedes estão relacionados com o restaurante.

Extrapolando o exemplo apresentado (68 comentários em língua portuguesa) para um amplo universo de hotéis, entende-se que fica evidenciada a utilidade e a importância da análise qualitativa no setor empresarial e, mais especificamente, para o setor do turismo.

Entende-se ainda que este exemplo é passível de ser utilizado noutros setores de atividade empresarial, institucional, académica, social, etc., como por exemplo, na análise de relamações e sugestões de clientes, colaboradores ou utilizadores, na análise de comentários noutras plataformas, no facebook ou outras redes sociais.

Referências

Costa, A. P., & Amado, J. (2018). Content Analysis Supported by Software. Aveiro: Ludomédia. Retrieved from https://www.ludomedia.pt/en/prod_details.php?id=172&catId=13&offset=0

Costa, A. P., de Souza, F. N., Moreira, A., & de Souza, D. N. (2018). webQDA 2.0 Versus webQDA 3.0: A Comparative Study About Usability of Qualitative Data Analysis Software (pp. 229–240). https://doi.org/10.1007/978-3-319-58965-7_16

Costa, A. P., Linhares, R., & de Souza, F. N. (2014). Possibilidades de Análise Qualitativa no webQDA e colaboração entre pesquisadores em educação em comunicação. In R. Linhares, S. de L. Ferreira, & F. T. Borges (Eds.), Infoinclusão e as possibilidades de ensinar e aprender (pp. 205–215). Universidade Tiradentes, Aracaju – Brasil: Editora da Universidade Federal da Bahia.

Costa, A. P., Linhares, R., & Souza, F. N. de. (2012). Possibilidades de Análise Qualitativa no webQDA e colaboração entre pesquisadores em educação em comunicação. Educação e Comunicação, 276–286.

Costa, A. P., Moreira, A., & Souza, F. N. (2019). webQDA – Qualitative Data Analysis. Aveiro – Portugal: Aveiro University and MicroIO. Retrieved from www.webqda.net

Figueiredo, M. A. de. (2013). Será que os surfistas devem ser subsidiados? e se no futuro os nossos impostos pagarem um rendimento garantido a todos, igual para pobres ou ricos, preguiçosos ou viciados no trabalho? Alêtheia Editores.

Lucia, M., & Alves, B. (2011). Reflexões Sobre a Pesquisa Qualitativa Aplicada ao Turismo 1, 22(I), 599–613.

Produtos Relacionados

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

As ferramentas digitais de análise podem influenciar positivamente no processo de organização e categorização dos dados. Também apresentam a capacidade de garantir melhor descrição das etapas incorporadas ao tratamento dos dados…
A aplicação da visualização de dados na pesquisa qualitativa aumenta a celeridade da tomada de decisão, permite o acesso a resultados em tempo real a partir de qualquer lugar, transmite a mensagem certa para o público com recurso a poucas palavras, sintetiza e dá sentido a dados complexos.
A representação visual é útil durante todas as fases da análise de dados. Estes permitem identificar padrões, tendências numéricas e não numéricas, recorrendo a gráficos, mapas, quadros, diagramas, fluxogramas, entre outros.