Nesta obra, o seguimento dos capítulos obedeceu a apresentação dos autores no 4º Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2015). No entanto, e apesar de estarem intercalados em seus respetivos temas, atestamos uma linha condutora que os trespassam, a evidência e as valências dos importantes contributos na investigação qualitativa.
Os emblemáticos capítulos dispostos neste terceiro volume desta coleção, contribui para consolidar o conhecimento acerca dos fundamentais contributos deixados pelos clássicos e atuais pensadores, filósofos, antropólogos e sociólogos que no ensejo de fortalecer uma visão sofisticada e holística da epistemológica da ciência, fortalecem o valor do fenómeno e da subjetividade da experiência humana. Além de legitimar as necessárias inovações no campo da investigação com o apoio das tecnologias digitais e do trabalho colaborativo no sentido de enriquecer a partilha do conhecimento.
No capítulo 1, a autora Cecília Minayo promove uma viagem aos primórdios da história da pesquisa qualitativa. Deleita-nos com o desencadear das contribuições dos grandes sociólogos e filósofos que exprimiram a riqueza desta abordagem, bem como os desafios enfrentados para o seu devido reconhecimento.
No capítulo 2 intitulado “Internet e investigação qualitativa, que ameaças e oportunidades?” os autores Francislê Neri de Souza e Maria Bicudo tornam evidente a realidade que entremeia a influência da Internet e das tecnologias no âmbito da investigação e a presença cada vez mais marcante das chamadas eMethodologies, Internet Research e Corpus Latent na Internet.
Menga Lüdke, autora do capítulo 3, direcciona nomeadamente o leitor a conhecer a investigação qualitativa em Educação no Brasil. A autora descreve na primeira pessoa o processo evolutivo da investigação enquanto estudante, professora e pesquisadora.
O último capítulo deste volume traz aos leitores um contributo inovador, ainda pouco explorado na investigação, mas necessário na sua ascendente posição na área da pesquisa qualitativa – a perspetiva do trabalho colaborativo com o apoio das tecnologias. Os autores António Pedro Costa, Francislê Neri de Souza e Dayse Neri de Souza, robustecem a posição da investigação qualitativa com o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para sistematizar e organizar a análise dos dados.
Compreendemos que este 3º volume liga os primórdios da investigação qualitativa em termos históricos e teóricos com os seus desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, bem como suas implicações na investigação. Por isso, acreditamos que esta obra é um contributo de grande relevância para a comunidade académica que se debruça sobre questões de investigação que incitam à investigação qualitativa.
Dayse Neri de Souza, António Pedro Costa e Francislê Neri de Souza (Org.)
Avaliações
Ainda não existem avaliações.